CLIPPING: Projeto irá atualizar inventário do Patrimônio Cultural Edificado da RMC

A Comec recebeu na sexta-feira (25) a Arquiteta e Urbanista Letícia Nardi e o Advogado e Curador Fábio André Chedid Silvestre, para uma reunião de apresentação do projeto Patrimônio Edificado de Curitiba.
 
O projeto, realizado por meio do Edital Livre da Fundação Cultural de Curitiba, buscou digitalizar, sistematizar e atualizar dados gerados no Plano de Preservação do Acervo Cultural da Região Metropolitana de Curitiba, realizado pela Comec em 1977. Além da digitalização de mais de 2200 fotos, e documentos, o programa revisitou 760 unidades inventariadas, possibilitando a atualização do registro fotográfico dos imóveis e sua situação.
 
A boa notícia, segundo Nardi, é que “cerca de 73% dos imóveis inventariados em 1977 ainda encontram-se de pé. E, apesar de alguns estarem em situação bastante crítica, a maioria encontram-se muito bem preservados”.
 
Nardi pretende agora dar continuidade ao projeto, expandindo-o para a Região Metropolitana com o projeto Patrimônio Cultural Edificado da Região Metropolitana de Curitiba, aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (PROFICE). O projeto pretende revisitar informações referentes às 397 edificações inventariadas no PPAC-RMC de 1977 e novamente sistematizá-las e disponibilizá-las para prefeituras e instituições públicas.
 
Ainda segundo Nardi, “a preservação de edifícios históricos possibilita compreender as primeiras fases de ocupação do território, evidenciando a presença e a influência de diversos grupos étnicos, ciclos econômicos, expansões e estagnações à dinâmica urbana”.
 
Destacou-se a importância do acompanhamento deste trabalho por parte da Comec, para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Curitiba – PDUI. Segundo o Coordenador de Planejamento da Comec Eloir Alberti “o PDUI deve prever quais são estes edifícios e garantir sua preservação. É um excelentíssimo trabalho que está sendo realizado e que será muito importante na construção do PDUI da nossa região”.
 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *